Bom design de embalagem e aumento de vendas

09/05/2012, por Alan Cruz

Design não é um serviço de luxo. Ao contrário, é um serviço altamente especializado com ótima relação custo x benefício. Pesquisas realizadas pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) mostram que 75% das empresas que investiram em design obtiveram aumento de vendas e 41% delas obtiveram redução de custos.

Muitos empresários e diretores de marketing se perguntam como ocorre essa “mágica”. Como que a reformulação do design da embalagem do produto chega aumentar as vendas em até 40% em diversos casos?

A mágica acontece na mente do consumidor. Quando o mesmo se depara com dois produtos semelhantes na prateleira de supermercado, ele precisa fazer uma escolha. Essa decisão vai depender de diversos fatores: preço, qualidade, identificação, influência da publicidade, indicação de amigos entre outros. Cada consumidor é diferente, mas todos tem algo em comum, eles querem o melhor produto que sua capacidade financeira pode lhes oferecer. E é por isso que é preciso fazer o seu produto não apenas ser o melhor, mas parecer o melhor, independente do preço.

A embalagem exerce grande influência na escolha, principalmente na primeira compra, quando o consumidor ainda não experimentou o produto e sua única referência é a visual.

O ser humano tende a julgar tudo visualmente. Isso é um fator evolutivo. Quando nossos ancestrais não sabiam se alguém era hostil ou não, avaliavam diversos fatores relacionados à aparência. No caso dos alimentos, aprendemos a ver cores para saber qual era o fruto mais maduro, o mais nutritivo, a qualidade da carne da caça. Em teoria, exercemos o mesmo instinto básico dos nossos ancestrais até mesmo dentro do supermercado.

92% dos produtos presentes nas prateleiras não fazem uso da publicidade, restando somente para a embalagem o trabalho de convencer o consumidor. Veja todas as funções que a embalagem exerce:

Fabio Mestriner, Professor Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM, Coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE e articulista do Mundo do Marketing, afirma que “Como o nosso mercado é muito dinâmico, se a embalagem fica igual por muito tempo, ela envelhece em relação ao seu entorno”.

Claro que produtos tradicionais mantêm por mais tempo suas embalagens e sofrem modificações mais lentamente. Porém, são constantemente testados e avaliados para saber se sua presença nas prateleiras ainda é percebida da mesma forma.

E como saber se sua embalagem está defasada e poderia alcançar melhores resultados? O caminho mais simples é a contratação de uma consultoria especializada em design e marketing que irá avaliar todo espectro do mercado ao redor da embalagem e sua eficácia em chamar a atenção do consumidor para as qualidades do produto.

Alguns redesigns de embalagens presentes no mercado brasileiro:

A cerveja Budweiser modernizou sua embalagem para manter-se percebida pelo consumidor cada vez mais exigente, e continuar crescendo como uma das cervejas mais vendidas do mundo.

Nesse link é possível ler o memorial do projeto.

Após a aquisição da Kaiser pela Heineken, buscou-se por meio da embalagem demonstrar que a cerveja mudou para melhor, com nova fórmula e novo sabor.

 

 

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