Museu Theobaldo Becker

Marca projetada para o museu busca apoio nas raízes de uma cidade. Leia mais

O Museu Theobaldo Becker está localizado em Ibirubá, uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. A partir de 2012, este servirá como palco para a mostra de importantes marcos na história da cidade, ajudando a preservar e a construir a cultura local.

No segundo semestre de 2011, a prefeitura da cidade procurou o Multiverso para que fosse criada uma marca para o museu. Esta seria o centro da construção de uma nova identidade, que deveria motivar os habitantes de Ibirubá a visitarem o museu. A marca deveria ser de fácil reconhecimento e memorização. Deveria servir como um verdadeiro símbolo da história de Ibirubá.

Após um intenso processo de pesquisa e estudos gráficos, concluiu-se que a marca deveria representar o primeiro símbolo da cidade: a pitanga. “Ibirubá” vem do tupi-guarani e significa “pitangueira-do-mato”. Então, a marca seria composta por uma pitanga, uma fruta, que assim como a história, é composta por camadas.

Ao mesmo tempo que evoca as tradições da cidade, a marca do Museu Theobaldo Becker também representa proteção. Ela é composta por três elementos: a camada externa, que representa o museu, a comunidade, a proteção; a “polpa” que representa a história de Ibirubá, o conhecimento; e o núcleo, que representa a iluminação, a descoberta, a construção de uma identidade através da construção de conhecimento.

O logotipo, desenhado exclusivamente para o museu, busca referências na tipografia contemporânea, comunicando que o Museu é um local amigável e moderno, de portas abertas para quaisquer visitantes.

O símbolo, construído sobre forma geométricas simples, torna-se bastante flexível e memorável. Qualquer pessoa é capaz de desenhá-lo, e sua aplicação é fácil, mesmo em situações limitadas, como impressões monocromáticas.